Apresentação da Revista Ledo
A Revista Ledo é uma revista online que deseja discutir e falar sobre Literatura e Arte - Cinema, Teatro, Artes Plásticas e Música portugueses, uma revista que se dedica, especialmente, à Literatura escrita em Língua Portuguesa.
O desejo é que esta revista seja um espaço aberto e acessível a todos, assim, por opção, não há nenhuma associação partidária, associativa, académica e ideológica; por isso, a Revista Ledo é uma revista online e independente.
O nome da revista pretende ser uma súmula do que nos propomos a fazer: reforçar a importância que a revista coloca no estudo de toda a literatura portuguesa. A utilização de um vocábulo - Ledo - que está em desuso no Português Contemporâneo, mas que foi muito presente na poesia medieval e clássica portuguesa, e significa algo tão simples como “alegre, contente, feliz” com origem etimológica no latim laetus.
A Revista Ledo tem dois grandes objetivos. Primeiramente, o desejo de ser um espaço onde todas pessoas possam partilhar ensaios, crónicas e crítica de livros, Cinema, Teatro, Música e obras de arte portugueses. Podem também enviar contos, poemas, textos com maior teor artístico, ideias e tópicos de reflexão que ajudaremos a desenvolver. Portanto, pretendemos ser um espaço aberto ao público em geral, por isso, desejamos que alunos de diversas etapas de ensino, professores, investigadores e/ou interessados em geral possam contribuir e participar na Revista Ledo.
O grande objetivo da Revista Ledo é abrir um espaço de diálogo especializado em Artes, Literatura Portuguesa e Literatura Produzida em Língua Portuguesa, para que possa ter um papel mais preponderante nas discussões da academia e nas reflexões e interesses da sociedade contemporânea portuguesa. Este espaço, assim, propõe-se a preencher uma lacuna: dar a conhecer de modo acessível a historiografia literária portuguesa. Deste modo, o nosso segundo objectivo pretende divulgar e dar a conhecer ao público geral ou mais interessado interpretações dos aspectos essenciais de cada uma das periodizações da Literatura Portuguesa desde o período medieval ao pós-modernismo ou contemporâneo. A Revista Ledo não se propõe a fazer esta historiografia com os autores canónicos, mas sim apresentando outros que, certamente, são desconhecidos para muitos.
A Revista Ledo incentiva a que todos participem e contribuam com tópicos de discussão e textos com ensaios mais formalizados, contudo os artigos serão sempre revistos segundo os seguintes critérios:
1) Qualidade ortográfica e semântica da redação;
2) Uso de Inteligência Artificial (IA);
3) Originalidade: se o conteúdo publicado é cópia de outrem, não será publicado na Revista;
4) Respeito aos valores de cordialidade da sociedade ocidental: não serão admitidos textos que manifestem militância política, religiosa, ou corporativa, respeitando a liberdade de expressão individual;
5) Os textos devem seguir as seguintes regras relativamente à dimensão dos mesmos:
- Poemas: no máximo 2 páginas;
- Contos: no máximo 7 páginas;
- Outros textos, como crónicas, ensaios e críticas: no máximo 15 páginas.
Os textos devem ser partilhados para o seguinte email: revistaledo@gmail.com
[...]
No fundo da minha mala,
Mesmo lá no fundo, a um canto,
Não lhes vá tocar alguém,
(Quem as lesse, o que entenderia?
[...]
"Colegial", José Régio

Parabéns pela iniciativa e pela abertura do espaço a todos quanto apreciam a literatura e demais artes com origem portuguesa.
ResponderEliminarVotos de muita escrita e boas leituras.
Muitos parabéns e sucesso!
ResponderEliminarEstou dentro. A partir de Luanda (Angola) Penso que está na hora de revisitar a literatura portuguesa.... Desde já felicitações ao povo brasileiro que tem vindo a difundir com coragem a língua portuguesa.
ResponderEliminar